Steve Morse


Steve Morse

Morse nasceu em 28 de Julho, 1954 em Hamilton, Ohio. Seu pai era um ministro e sua mãe uma pianista clássica, e ambos eram psicólogos. A família mudou-se para o Tennessee e depois para Ypsalanti, Michigan, onde Morse passou sua infância. Embora já estivesse familiarizado com o piano e a clarineta, logo ele se interessou pela guitarra que o conduziu à sua verdadeira carreira musical.

Ele trabalhou brevemente com seu irmão Dave em uma banda chamada The Plague até que sua família se mudou para Augusta, Georgia. Lá conheceu o baixista Andy West com quem formou o núcleo do Dixie Grit. Inicialmente tocavam covers de Led Zeppelin e Cream, mas isto limitava a banda. Morse e West passaram a tocar como um dueto sob o nome Dixie Dregs até Morse ser expulso da escola na 10ª série por se recusar a cortar o cabelo. Após a expulsão, Morse entrou na escola de música da Universidade de Miami.

Durante a [[década de 1970]. Andy West, velho amigo, junto com Morse, colaborou num projeto de laboratório chamado Rock Ensemble II, junto com o baterista Bart Yarnall, tecladista Frank Josephs e violinista Allen Sloan. Tocando composições de Morse na escola fez com que ele ganhasse alguma credibilidade como compositor e como músico.

Dixie Dregs

Após sua graduação em 1975, Morse e West passaram a tocar oficialmente como Dixie Dregs. Em 1976 os Dixie Dregs fecharam um contrato de gravação com o selo Capricorn, onde gravaram 3 discos até a falência da gravadora em 1979. Em 1979 os Dregs assinaram contrato com a Arista, onde lançaram dois álbums.

Steve Morse Band

Tendo cumprido as obrigações contratuais com a Arista, a banda cansou-se das pressões de turnês constantes e dispersou-se em 1983. Morse formou a Steve Morse Band, um trio com Jerry Peek (baixo) e Doug Morgan (bateria). Rod Morgenstein logo substituiu Morgan e com esta formação, gravaram o primeiro álbum do grupo, The Introduction, em Setembro.

A banda fez turnê pela Alemanha no começo de 1984, com Morse fazendo workshops e assim foram contratados pela Elektra que lançou o álbum já gravado, The Introduction, no meio do ano. Uma segunda turnê foi realizada pela Alemanha, em Dezembro, e no ano seguinte foi lançado o álbum Stand Up. Este contou com a participação dos vocalistas e guitarristas, (Eric Johnson, Alex Ligertwood, Peter Frampton, Albert Lee, Van Temple), e também o violinista Mark O’Connor.

Deep Purple

Em 1994, o guitarrista Ritchie Blackmore abandonou o Deep Purple no meio de uma turnê. Joe Satriani tocou voluntariamente no lugar de Blackmore para terminar a turnê, e Morse foi contratado pela banda logo em seguida.

Em 2003, sem deixar o Deep Purple, Morse formou o Living Loud com Jimmy Barnes, Bob Daisley, Lee Kerslake e Don Airey.

Discografia

Fonte: Wikipedia

Anúncios
por Thyago Postado em Links Com a tag